Na tarde da ultima sexta-feira, 16 de maio, a Prefeitura de Mucuri por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, participou da Caminhada do Projeto “Eu Me Protejo”, apoiando a iniciativa da Escola Municipal Raul Gazzinelli, na sede do município. A ação integra a programação da campanha nacional “Faça Bonito”, que visa mobilizar a sociedade para atuar na prevenção e no enfrentamento da exploração e do abuso sexual de crianças e adolescentes.
A caminhada contou com a presença da fanfarra com o Projeto Golfinho, além das equipes do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), Conselho Tutelar e CadÚnico, reforçando o compromisso da rede de proteção social com a conscientização e a prevenção de violações de direitos.
Além da caminhada, estão previstas outras atividades alusivas à campanha. Após a proposta de parceria intersetorial entre a Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Assistência Social, profissionais se propuseram a trabalhar nas Escolas da rede municipal o desenvolvimento de projetos de conscientização ao longo do ano.
Ainda nos próximos meses, o CREAS, CRAS e o Conselho Tutelar organizarão palestras de conscientização nas escolas públicas, abordando temas relacionados à prevenção de violências e ao fortalecimento dos direitos infantojuvenis.
“É preciso mobilizar e engajar a sociedade civil em prol dos direitos humanos e contra a violência sexual infantil. Parabenizo os profissionais da Escola Raul Gazzinelli, diretor e professores pela proatividade e engajamento. Cada professor ficou responsável por seus alunos durante a caminhada, está tudo muito organizado”, reforçou a secretária de Assistência Social, Lucivanda Rios Augusto.
"Faça Bonito” mobilizou Itabatã no combate ao abuso infantil
No último sábado (17), equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social estiveram mobilizadas no distrito de Itabatã para a realização de uma grande ação de conscientização da campanha “Faça Bonito”, com panfletagem educativa na BR-101, nas proximidades do radar de fiscalização do trevo da Estação Rodoviária.
Dando continuidade à programação, entre os dias 19 e 21 de maio, o CRAS de Itabatã promoveu a Semana Laranja, com oficinas de conscientização voltadas ao público atendido pelos programas Bolsa Família, BPC (Idoso e Pessoa com Deficiência), PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família) e SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos).
As atividades integraram o esforço conjunto das secretarias municipais de Assistência Social e Educação, fortalecendo a rede de proteção às crianças e adolescentes de Mucuri e reafirmando o compromisso da gestão com a prevenção e o enfrentamento à violência infantojuvenil.
Conheça a importância do 18 de Maio
Instituído pela Lei Federal 9.970/00, como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o Dia 18 de Maio é uma data importante e necessária para mobilizar e engajar a sociedade civil em prol dos direitos humanos e contra a violência sexual infantil.
O Disque 100 recebe, analisa e encaminha denúncias de violações de direitos humanos aos órgãos competentes. O serviço funciona diariamente, 24 horas, por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. As ligações podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita, de qualquer terminal telefônico fixo ou móvel, bastando discar 100.
Por TVFF/ASCOM